CONTATO: seme.tk@hotmail.com (68) 9939-7403 / (68)3462-1589

sexta-feira, 22 de março de 2013

COMUNICADO - SEME

Em detrimento às falácias de alguns desinformados, acerca da Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Pedagógica oferecida pela Escola de Gestores e direcionada especificamente para gestores e coordenadores que estão atuando na função pedagógica ou equivalente. A Secretaria Municipal de Educação, mediante o Princípio da Legalidade realizou as inscrições das equipes gestoras diretamente nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, e mediante o Princípio da Publicidade, constituído por Lei nos Princípios Básicos da Administração Pública, torna público o que consta no Ofício de Nº 05/2013.

______________________________________




OF/PNEG/UFAC/Nº05/2013                     Rio Branco-AC, 15 de março de 2013.



Aos
Ilustríssimos Senhores (as)
Secretários(as) de Educação das Redes Municipais de Ensino



             Senhor(a) Secretário (a),

           
 Ao tempo em que cumprimentamos Vossa Senhoria, servimo-nos do presente para solicitar que seja encaminhada à Coordenação Local do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica a demanda de vagas deste município para a Segunda Edição dos cursos de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, com previsão de início para junho de 2013.
É de conhecimento desta coordenação que os senhores já encaminharam tais informações à UNDIME e, em alguns casos, para a nossa coordenação. Contudo, dado o lapso temporal e as mudanças ocorridas na maioria das secretarias, com o início de uma nova gestão, necessitamos da atualização dos dados, ou seja, precisamos saber se as necessidades são as mesmas informadas anteriormente, ou se houve alterações/acréscimos.
Informamos que, nesta Segunda Edição do Programa, serão oferecidas 200 vagas para o curso de Gestão Escolar e 400 vagas para o curso de Coordenação Pedagógica. Na primeira edição do programa, face à necessidade de envolvimento de um grande número de docentes mestres e doutores em educação e às condições operativas desta Universidade, não foi possível atender todas as redes municipais, o que esperamos atender, prioritariamente, nesta segunda edição.
Lembramos, que para o curso de Gestão Escolar o público alvo são os professores que integram a equipe gestora da escola (diretor e coordenador de ensino) das escolas municipais e, para o curso de Coordenação Pedagógica, os professores que ocupam a função de Coordenador Pedagógico ou que estejam ocupando função equivalente, tanto da rede estadual como municipal de ensino, podendo ser ocupadas até duas vagas por escola.
Informamos ainda que nossa intenção é atender toda a demanda da sua rede, todavia, é preciso observar o perfil do candidato, de forma que ele seja Diretor (curso de Gestão Escolar) ou Coordenador (Curso de Coordenação Pedagógica), bem como as condições reais para que estes profissionais possam efetivamente realizar o curso, tendo em vista que se trata de um curso na modalidade a distância e que possui no seu cronograma de atividades a realização de 4 (quatro) encontros presenciais obrigatórios e outros vários não obrigatórios, onde os cursistas, nestes momentos, precisarão se deslocar até o polo em que seu município encontra-se situado, o que implicará em apoio financeiro desta secretaria no sentido de lhe garantir o deslocamento. O curso é realizado por intermédio de uma plataforma (moodle) e, para isto, seu município e a escola do cursista, mesmo que seja rural, precisa lhe proporcionar acesso a internet ou condições para que o cursista possa se deslocar semanalmente aos polos do CEDUP, onde os laboratórios de informática ficarão disponíveis a todos eles para o envio de atividades pela plataforma.
Por fim, lembramos que durante a realização da primeira edição foi acordado com a SEE e as SEMEs participantes que os cursistas teriam liberação de 4 (quatro) horas semanais para se dedicar ao curso. Este horário poderá ser utilizado pelo cursista para desenvolver as atividades do Curso na Escola, em casa, ou no Polo de Apoio Presencial. 
Segue em anexo, a ficha de inscrição e o “Termo de Compromisso” que deverão ser preenchidos e assinados pelo candidato, lembrando que desistentes/evadidos da primeira edição não poderão participar desta segunda edição, pois, a prioridade é para quem ainda não teve oportunidade.
Num segundo momento, esta coordenação fará uma análise com a finalidade de verificar se os inscritos atendem as exigências/critérios do perfil exigido pelo MEC para assim, deferir ou indeferir a inscrição e informar, posteriormente, procedimentos de matrícula. Estas informações devem ser encaminhadas para o seguinte email: coordenacaogestaoescolar@yahoo.com.br no prazo de uma semana, ou seja, até o dia 22 de março (sexta-feira) impreterivelmente.
 

Atenciosamente,

Profa. Dra. Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza
Coordenadora Geral – Programa Escola de Gestores – UFAC 




Nenhum comentário:

Postar um comentário