CONTATO: seme.tk@hotmail.com (68) 9939-7403 / (68)3462-1589

terça-feira, 30 de julho de 2013

2ª FORMAÇÃO DO PNAIC RURAL

Os formadores de estudos do PNAIC (Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa) da Secretaria Municipal de Educação iniciaram nos dias 12,13, 19 e 20 de julho e concluíram nos dias 26 e 27 do corrente mês, a 2ª formação do PNAIC com os professores da zona rural. 



A 2ª formação teve por objetivo socializar as experiências da primeira formação com carga horária de 12 horas; aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento; planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas na perspectiva do letramento; refletir sobre um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem das crianças; compreender a importância da literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental e planejar situações de uso de obras em sala de aula. 

Os orientadores de estudos do PNAIC trabalharam com os professores alfabetizadores os seguintes conteúdos: Eixos norteadores do ensino na alfabetização; modalidade de leitura, com foco na leitura colaborativa e calculo mental (campo aditivo e multiplicativo). 

A formação foi realizada nos seguintes pólos: CEDUP, Esperança, Mamoré, Gregório, Boto, Conceição, Lago Novo, Paraíso, Sacado e América.
 

A Secretaria Municipal de Educação conta com cinco orientadores de estudo destinados à formação na zona rural, são eles: Aurimar Marques Santos, Francisco das Chagas Matos Soares Júnior, Genisvaldo Silva de Albuquerque, José Francisco Viana do Nascimento e Francisco de Assis Abreu. Participaram das formações cerca de cento e setenta professores alfabetizadores. 

















Por Leandro Matthaus/Assecom-SEME

Nenhum comentário:

Postar um comentário