CONTATO: seme.tk@hotmail.com (68) 9939-7403 / (68)3462-1589

sexta-feira, 3 de junho de 2016

TARAUACÁ SEDIA ABERTURA DO EDUCACENSO 2016


O município de Tarauacá sediou nesta quinta feira, 02 de junho, a abertura oficial do censo escolar 2016, da regional Tarauacá/Feijó/Jordão, com a presença do chefe da divisão de estudos e pesquisas educacionais, Justino Queiroz, do secretário de educação, Carlos Gomes, da coordenadora do núcleo de estado de educação, professora Francisca Aragão, do coordenador estadual do censo escolar, Jelcenir Calixto, além de gestores e secretários de educação de cruzeiro, Feijó e Jordão.

O evento reuniu profissionais da educação dessa regional, com o objetivo de promover a formulação e implementação de políticas públicas na área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade.

O chefe da divisão de estudos e pesquisas educacionais, Justino Queiroz destaca que, “o censo escolar hoje é maior referência nas políticas públicas do setor educacional dos estados e municípios. O Censo hoje interfere diretamente nos recursos que vem para merenda escolar, que vem pro livro didático, o transporte escolar, próprio FUNDEB que paga os salários dos servidores. Então pela quantidade de alunos, se as informações forem prestadas de forma correta, ninguém sai perdendo”, frisou.


O  coordenador do censo escolar estadual, Jelseni Calixto, salienta “o governo do estado preza pela lisura das informações para que não haja perca de benefícios para a educação”, destacou.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estado de Educação, professora Francisca Aragão, "toda a estrutura para uma educação de qualidade provém das informações coletadas no censo escolar", disse.


Para o secretário de educação Carlos Gomes, “o tema é de extrema importância e aqui em Tarauacá, através das informações do censo escolar, mais da metade do orçamento municipal é fruto desses dados. Tarauacá se sente honrada por sediar a abertura do Censo Escolar 2016 nessa regional. Com as políticas públicas do governo federal, estadual e do prefeito Rodrigo Damasceno, Tarauacá tem se destacado nessa área com o aperfeiçoamento da rede física e com investimentos na melhoria da qualidade do ensino, com a formação e contratação de profissionais da área”, pontua.

O censo escolar, realizado anualmente, sob a coordenação do Inep, é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, além de professores, alunos e turmas.


Trata-se do principal instrumento de coleta de informações sobre estabelecimentos, matrículas, fincões docentes, movimento e rendimento escolar. O censo escolar 2016 teve o prazo prorrogado e se estende por mais sessenta dias, a contar desta data.



ASSECOM - SEME

Nenhum comentário:

Postar um comentário