CONTATO: seme.tk@hotmail.com (68) 9939-7403 / (68)3462-1589

segunda-feira, 4 de março de 2013

1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ALFABETIZADORES DO “PROGRAMA EJA I”

Durante toda a última semana, no pátio da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Augusto de Araújo, a Equipe da Coordenação de EJA realizou o 1º Encontro de Formação e Planejamento de Alfabetizadores do “Programa EJA I”, para que seja efetivada a proposta de implantação de um ensino de qualidade para os alunos jovens e adultos que serão atendidos pela rede municipal nas zonas urbana e rural de Tarauacá.

Estiveram presentes na solenidade de abertura do Encontro, a Secretária Municipal de Educação Luciene Nunes Calixto, a Coordenadora de Ensino Pedagógico Marisete de Souza, o Coordenador de Ensino Rural Francisco de Souza (Moço), o gestor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Lauro Benigno de Souza, o gestor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental 15 de junho José Lopes Leite, a gestora da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Adelmar de Oliveira Maria Elcilardes Mesquita, o gestor da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Valdina Torquato Valter Nascimento Júnior, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Manoel Monteiro e da vereadora Janaína Furtado, além de coordenadores e supervisores de EJA.

A proposta de Formação de Alfabetizadores que irão atuar com os jovens e adultos do município de Tarauacá, tem por objetivo minimizar o analfabetismo em nosso município e subsidiá-los com informações necessárias para sua prática.

A elaboração dessa proposta visa oportunizar aos alfabetizadores conhecimentos teóricos e práticos quanto à organização do planejamento, carga horária, perfil do professor e do aluno da EJA e legislação vigente, uma vez que, esses conhecimentos possibilitarão ao educador a possibilidade de oferecer uma aprendizagem significativa para seu aluno jovem-adulto. Ainda, a formação de professores torna-se importante, por promover ao alfabetizador, em conjunto com outros colegas, transformar e melhorar suas práticas.

O objetivo é promover a Formação Inicial aos alfabetizadores e alfabetizadores coordenadores de turmas do Programa EJA I – 1ª fase do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries), para que compreendam a ação de alfabetização de jovens e adultos como capaz de levar o educando a assumir-se como sujeito de sua aprendizagem utilizando-a na vida diária possibilitando-o a dar continuidade a seus estudos.

O Curso de Formação Inicial foi ministrado pela equipe formadora da EJA – Educação de Jovens Adultos, de modo presencial, através de palestra, estudos e trabalhos dirigidos, apresentações e planejamento.

A Formação Inicial teve duração de 12/horas/aulas, durante 05 noites e teve em média 60 participantes, atendendo zona urbana e zona rural do município de Tarauacá. Tendo como objetivo analisar e discutir os fundamentos, princípios e métodos de alfabetização de jovens e adultos, além de capacitá-los para a aplicação teste cognitivo e realização de planejamento.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário