CONTATO: seme.tk@hotmail.com (68) 9939-7403 / (68)3462-1589

segunda-feira, 4 de março de 2013

1º ENCONTRO DE PLANEJAMENTO PARA OS PROFESSORES DE ENSINO RURAL

Na última quarta-feira, 27, no auditório da Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista, aconteceu o evento que abertura do curso de formação dos professores que irão lecionar nas comunidades rurais do município.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação Luciene Nunes Calixto, o Prefeito Dr. Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito Chagas Batista, o Presidente do Sinteac Profº Eurico Paz, Secretários de Agricultura Nilson Veras, a Coordenadora do “Programa Bolsa Família” Cleane Monteiro, o vereador e presidente da Câmara Municipal Manoel Monteiro, o representante do Núcleo de Educação Profº Rogério Lopes Craveiro, bem como todos os professores, coordenadores e supervisores de ensino da Coordenação de Ensino Rural e Coordenação de Ensino Pedagógico.

Cerca de cento e oitenta professores estiveram presentes no ato. Entre eles, titulares e suplentes.

A Secretária Municipal de Educação Profª Luciene Nunes Calixto falou da importância do Ensino Rural para a formação moral e intelectual, bem como a inclusão do morador rural à sociedade: “A maior parte das pessoas que estão aqui já foram meus alunos. Eu e o Profº “Moço” começamos juntos aqui no ensino médio. O nosso Coordenador de Ensino Rural gerencia uma função nada fácil. Nestes dois primeiros meses de trabalhos já fizemos muito e uma das nossas metas é acabar com a evasão escolar, melhorar a qualidade do nosso ensino.

Temos onze supervisores para acompanhar o trabalho de vocês, oferecerem suportes, e aqui vamos planejar e oferecer melhores condições de trabalho. Para que assim possamos oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade. Irei visitar cada escola, começando por àquelas consideradas problemáticas, e no lugar onde for possível vamos abrir Escolas-Pólo. Afirmos que a nossa Secretaria estará sempre de portas aberta para auxiliar os supervisores e os professores naquilo que for possível.

Chagas Batista também saudou a todos os presentes: “Professores e professoras eu quero transmitir a vocês uma mensagem de esperança e acima de tudo que possamos obter resultados que possam melhorar nossos indicadores sociais que tanto nos envergonham, e a educação é um instrumento fundamental para que isso aconteça. Será através da educação que iremos dar o ponta-pé inicial para melhorarmos a vida de nossos munícipes.

Nestes últimos anos a educação melhorou muito, mas precisamos fazer muito mais. Começamos avançar na educação tarauacaense no governo de Jasone Silva, com a criação de noventa escolas nas áreas rurais, de lá pra cá melhorou muito apesar da evasão escolar que no ano passado chegou a cinqüenta e quatro por cento, falta de merenda."

E nós precisamos mudar isso e é nesse sentido que peço cada um dos professores que além de educar possam se integrar à comunidade, pois vocês serão o espelho de nossa administração.

Prefeito Rodrigo Damasceno alçou uma saudação a todos os presentes, em especial ao corpo docente: “Bom dia a todos, eu fico muito feliz de estar falando para um grupo tão seleto e importante que é composto por todos vocês professores e professoras.

Não é fácil ser professor, principalmente na zona rural, temos a nossa Secretária “Lula” que é uma técnica invejável e não mede esforços para melhorar nossa educação, assim como o vice-prefeito Chagas Batista que não nos trás problemas e sim soluções, até porque ele também é Prefeito.

Os supervisores são pessoas da minha confiança é tanto que os escolhi para representar nosso município nas comunidades rurais. Vocês cumpriram a missão que os dei que era de matricular mais alunos do que haviam sido matriculados no ano passado. Cumpriram a meta matriculando mais de três mil alunos, pois ano passado havia sido matriculado apenas cerca de dois mil.

Hoje nós contamos com um quadro docente rural de 161 professores que irão lecionar em 97 escolas. Nós temos uma meta que é proporcionar o ensino superior para os professores que estão lecionandos na zona rural, pois deste total apenas 42 tem nível superior. A Administração Municipal irá lutar incansavelmente junto ao reitor da UFAC para trazer para vocês o ensino superior via Prefeitura.

Faço um pedido a cada um de vocês que é manter os alunos nas escolas, interagir com a comunidade, façam com que eles sintam prazer em estudar para que possam ser inseridos de forma salutar à sociedade.

Vamos lutar para melhorar o ambiente escolar, a merenda, mais não dá para fazer mágica, por que pegamos uma prefeitura com a dívida de cerca de R$ 15 milhões, nosso objetivo é tirar o nosso município da inadimplência, que provavelmente nos próximos meses resolveremos essa questão para que possamos adquirir recursos.

Iremos abrir Escolas-Pólo, fazer parcerias com as Igrejas Evangélicas no trabalho de alfabetização das pessoas adultas nas comunidades, valorizando a categoria.

Vocês são da nossa inteira confiança, conto com o trabalho de cada um para melhorar o índice escolar, diminuir a evasão e para isso iremos premiar os melhores alunos. Por isso tive o cuidado de escolher cada um de vocês, vocês serão o nosso exército, irão trabalhar na melhoria da nossa educação, levar o nome do nosso “Governo de Um Novo Tempo”.”

A outra bandeira é implantar internet para as escolas que possuem energia elétrica, transformar nossas escolas em Escolas-Pólo, com isso o dinheiro cai diretamente na conta das escolas e aí podemos comprar merenda escolar do pequeno agricultor que mora ali do lado.

Contamos com um grande parceiro que é o governador Tião Viana que como presente de centenário está investindo 93 milhões de reais este ano no nosso município, que é o dobro de todo nosso orçamento, e juntos eu, vocês e o nosso governador iremos melhorar nossa educação. Sucesso à todos!

Durante a tarde a Profª Vicência realizou uma palestra para todo corpo docente na qual o tema é integração dos mesmos com a comunidade escolar.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário