CONTATO: seme.tk@hotmail.com (68) 9939-7403 / (68)3462-1589

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PLANEJAMENTO COM PROFESSORES DO PROGRAMA "É TEMPO DE APRENDER"

Ao final da tarde desta segunda-feira, 29, na sala da reuniões da Secretaria Municipal de Educação - SEME, a Coordenação do Programa "É Tempo de Aprender" realizou um planejamento com professores que atuam em turmas do programa nas escolas da rede municipal de ensino no município de Tarauacá.

Dentre os objetivos estavam: Apresentar as devolutivas dos acompanhamentos; Discutir com os professores quanto à faltas no trabalho; Organizar o planejamento semanal; Elaborar junto com os professores atividades de Português e Matemática que atenda as reais necessidades de aprendizagens  dos alunos; Orientar o preenchimento da rotina com as adaptações das sugestão da escola e do programa.

Na oportunidade a coordenadoras do Programa "É Tempo de Aprender" Cliciamara e Júlia de Cácia apresentaram um texto reflexivo para os presentas no planejamento com o título de: "O TRAPEZISTA".

A finalidade do texto é motivar os professores mediante o que deles pode ser extraído pelo aluno para uma educação de qualidade.

O Texto:
O TRAPEZISTA

Um velho trapezista de circo dedicava-se a formar jovens acrobatas. Um grupo de alunos, após vários meses de treinamento intenso, tinha agora que enfrentar o teste principal: seu primeiro salto no trapézio a 15 metros de altura. Um a um, os jovens foram superando aquela prova, até que o último aluno se posicionou na plataforma, aguardando o momento certo para o salto, em busca do trapézio que balançava suavemente na sua frente. E o tempo ia passando e o jovem continuava lá, olhando para um ponto qualquer à sua frente, imóvel como que congelado. O velho professor, observando a hesitação do aluno, procurou ajudá-lo: - Vamos lá rapaz... Pule! Sem qualquer reação o jovem gaguejou: - Eu não posso... Não posso pular... Eu me vejo morto lá embaixo estendido no chão. Naquele instante o silêncio se fez sentir no picadeiro. Todos os presentes acompanhavam tensos aqueles momentos. O velho trapezista subiu até então onde estava o jovem e calmamente disse-lhe:- Se não tivesse certeza que você seria capaz de pular não pediria para fazê-lo. Você tem conhecimentos técnicos e competência para executar este movimento. Vou lhe dar um conselho... Preste atenção: primeiro atire seu coração e a mente naquela barra... o corpo irá atrás... Acredite! Passados alguns segundos o jovem aluno se lançando espaço resoluto e agarra o trapézio, ouvindo então as palmas dos que o observavam naquele instante. Assim como o aluno, quantas vezes nos sentimos "congelados" quando pensamos no pior. O velho professor quando pedia ao jovem para jogar o coração e a mente, estava na realidade dizendo: - Atire na mente sua confiança, sua fé, sua determinação que a parte material vem na seqüência.
(Autor Desconhecido)

"PROFESSOR, SEJA TRAPEZISTA E LANCE SUA DETERMINAÇÃO E O CORAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!"







Nenhum comentário:

Postar um comentário