CONTATO: seme.tk@hotmail.com (68) 9939-7403 / (68)3462-1589

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Alunos alfabetizados nas escolas municipais pelo o programa EJA falam ao blog da SEME

Vilanir Cordeiro  e Terezinha Peres alunas da EJA
Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio.

É importante destacar a concepção ampliada de educação de jovens e adultos no sentido de não se limitar apenas à escolarização, mas também reconhecer a educação como direito humano fundamental para a constituição de jovens e adultos autônomos, críticos e ativos frente à realidade em que vivem.

A idade mínima para ingresso na EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Nas escolas da rede municipal de Tarauacá a EJA é de (1ª a 4ª) série. Com dois meses e pouco de estudo na EJA alguns alunos já conseguiram aprender a ler escrever e falaram ao blog da SEME.

A aluna Vilanir Cordeiro, 41 anos, estuda na Escola José Augusto de Araujo e, contou um pouco da experiência de estudar na EJA. Eu me sinto muito feliz, estou tendo a oportunidade de estudar depois de quarenta anos, e é muito gratificante aprender a ler e escrever na minha idade, pois a vida de quem não sabe ler é muito ruim. E quero deixar um conselho para os meus colegas que não aprenderam a ler ainda que, não desista.

Dona Terezinha Peres, 55 anos, é funcionário da Secretaria Municipal de Educação, quando iniciou os estudos já sabia assinar o próprio nome. Mais segundo ela era o único nome que conseguia escrever, e agora já consegue ler e escrever varia palavras. Estou gostando muito de estudar na EJA, a professora é gentil, fiz novas amizades, e estou tendo a oportunidade que não tive quando adolescente. Aprender a ler na minha idade não tem preço, finalizou Dona Terezinha,

Para o coordenador da EJA, professor Gilenilson dos Santos Albuquerque "Shcell", a meta é alfabetizar todos os alunos do programa o mais breve possível e mantê-lo na sala de aula.

O Secretario Municipal de Educação Interino e Chefe de Gabinete, Romário Costa, disse que o prefeito Rodrigo Damasceno tem como principal bandeira a erradicação da alfabetização da nossa cidade, com isso está investindo na coordenação da EJA , e em breve lançaremos programa municipais para trabalhar alfabetização.

Por Leandro Matthaus/ Assecom-SEME

Nenhum comentário:

Postar um comentário