CONTATO: seme.tk@hotmail.com (68) 9939-7403 / (68)3462-1589

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Sequência do Projeto “Novo Olhar na Educação no Campo”



Dando sequência ao Projeto Novo Olhar na Educação no Campo, em sua 2ª edição, na terça-feira, 08, foi mais um dia de Palestras e Oficinas.  o prefeito Rodrigo Damasceno na manhã de terça-feira, 08, realizou a palestra sobre Saúde da Mulher para merendeiras da zona rural, especialmente relacionada às patologias do Colo do útero.


Em sua abordagem o Prefeito destacou a importância dos cuidados preventivos a serem realizados periodicamente.  O exame de Papanicolau serve para se verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.


O secretário Francisco das Chagas “Moço”, na abertura do evento, destacou a importância das oficinas abordarem temas voltados à capacitação profissional, mas principalmente que valorizem o ser humano. 


Prefeitura e SEME, Um Novo Olhar na Educação no Campo



Após a palestra com as Merendeiras, o prefeito Rodrigo acompanhado do secretário de educação, Francisco das Chagas “Moço” visitou os alunos NOTA DEZ da zona rural, que estão participando de um aperfeiçoamento escolar com palestras, atividades recreativas, dentre outras atividades que visam a melhoria da aprendizagem.



“Pra mim a Oficina trouxe novos conhecimentos sobre as disciplinas de Português e Matemática. Gostei bastante, principalmente porque aperfeiçoei minha leitura, bem com a interpretação de texto”, declara Antonio Carlos, 11 anos, que cursa o 5º ano na escola Valério Caldas de Magalhães, Seringal América.



“Gostei muito das Oficinas e gostei muito dos textos lidos pelos professores. Nesse encontro conheci novos colegas, aprendi ler obedecendo as pontuações e espero que esses novos conhecimentos que adquiri sirvam para melhorar o meu aprendizado nessas duas disciplinas”, ressalta Gabrielly Pontes, 09 anos, da escola Pedro Zumba-sede.



Juliano Nascimento, Ducy Lima e Clícia Mara. 


Palestra: Cuidado com os Alimentos




Maria do Espírito Santo, Nutricionista

E seguida Merendeiras e pessoal de apoio participaram da Palestra Cuidados com os Alimentos, ministrado pela Nutricionista Maria do Espírito SantoUm dos aspectos abordados com mais ênfase foi a respeito da higienização dos alimentos, pois para serem saudáveis não bastam conter os nutrientes essenciais ao organismo. “Os alimentos precisam também estar livres de qualquer tipo de contaminação”, alertou.




A Nutricionista destacou ainda outros pontos importantes a serem observados:
·         Hábitos Alimentares;
  • ·         Consumir o alimento de forma adequada,
  • ·         Manipulação dos Alimentos,
  • ·         Segurança Alimentar, entre outros.
  • ·         Cuidados com incidentes ao preparar a merenda, entre outros.


De acordo com a nutricionista , a ruralidade das escolas influencia o comportamento alimentar das crianças e a importância da alimentação para a aprendizagem e para a saúde.


Já no período da noite aconteceu na quadra da Escola Municipal José Augusto de Araújo, a abertura do torneio de futsal masculino e feminino entre os funcionários da Secretaria de Educação.






Assessoria-SEME





Nenhum comentário:

Postar um comentário