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quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

2013: DADOS DO ANO LETIVO RURAL E INVESTIMENTOS EM MERENDA ESCOLAR

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Ensino Rural, divulga os dados referentes ao Ano Letivo de 2013 na Zona Rural.


De acordo com o Coordenador de Ensino Rural, Francisco das Chagas Silva de Souza “Moço”: “Os índices são precisos e comprova os resultados de um Ano Letivo desafiador tendo em vista as dificuldades enfrentadas pela Administração Municipal”.

Ainda segundo Francisco, os resultados do Ano Letivo de 2013 servirão de base para os próximos anos na Educação Básica da Zona Rural: “A Educação na Zona Rural é um dos maiores desafios do Governo de Um Novo Tempo, pois o nosso Prefeito sempre colocou a Educação Básica como prioridade em sua gestão. O ano 2013 foi positivo, pois a partir dele, iremos traças novas metas para o crescimento dos índices de aprovação e acesso à escola para o povo da Zona Rural. Vejo como peças fundamentais para tudo o que aconteceu de bom em 2013: As formações do PNAIC, merenda escolar de qualidade e transporte escolar que facilita cada vez mais o acesso dos ribeirinhos à  escola.

Na oportunidade, foi feito um comparativo com os dados do Ano Letivo de 2012.


É importante ressaltar que quando se trata de educação básica não existem milagres. Educação de faz com tempo, com o esforço mútuo de gestores, coordenadores, professores e principalmente dos alunos.”, destacou o Coordenador Francisco.

Ao observar a diferença de dados entre 2012 e 2013, mediante o que fora presenciado em suas viagens pela Zona Rural, moço fez questão de frisar: “É possível observar os aspectos políticos contidos nos dados do ano de 2012, e isso deve servir de exemplo para que os nossos métodos de gestão estejam sempre acima de qualquer aspecto político e pessoal par que se obtenha uma educação de qualidade para que o povo do campo esteja ao mesmo patamar de preparação e conhecimento necessário para o mercado de trabalho como o povo da cidade”.

Tenho a certeza de que 2014 será um ano ainda melhor, pois temos o total empenho de cada supervisor rural que não medem esforços para verem melhoria da qualidade do ensino, e os nossos valorosos professores que desde o primeiro momento assumiram com garra e responsabilidade o desafio de levar a educação e a melhoria de vida às crianças, jovens e adultos que moram nas localidades mais longínquas, para que eles possam ter boa qualidade de vida e ver que podem contar com uma Administração Municipal capacitada que desde o primeiro dia levantou a bandeira da Educação de Qualidade para o povo do campo”, encerrou “Moço”.

A Zona Rural do Município de Tarauacá conta atualmente com 101 escolas, subdivididas em 10 setores: 23 no Rio Tarauacá; 33 no Rio Murú; 40 na BR-364; e 05 no P.A. Tarauacá. Sendo todas gerenciadas por uma equipe de 10 supervisores.


DADOS DOS INVESTIMENTOS EM MERENDA ESCOLAR NO ANO DE 2013 EM RECURSOS DO FNDE E RECURSO PRÓPRIO


Em comparação com os recursos investidos no ano de 2012:


"É elementar os esforços que o Governo Municipal vem desempenhando em prol da Educação Básica Municipal Urbana e Rural, mediante todas as dificuldades encontradas desde o primeiro dia do Governo de Um Novo Tempo.
O Prefeito Rodrigo Damasceno sempre se mostrou preocupado com a Educação Municipal, na melhor forma de se investir na qualidade de ensino, tendo nesse investimento a oportunidade de gerar uma melhor qualidade de vida e na preparação para as oportunidades que o universo do mercado de trabalho oferece à nossos munícipes.
", enfatizou o Secretário Municipal de Educação Edmundo Maciel.

sábado, 21 de dezembro de 2013

COMUNICADO

Iniciou no dia 16/12/2013, na Secretaria Municipal de Educação (SEME) as pré-inscrições para o curso de pedagogia para os professores que atuam no ensino infantil e do (1º ao 5º) do ensino fundamental nas escolas da rede publica municipal e estadual. As inscrições estarão abertas até o dia 13/01/2014.

O governo municipal representado pelo prefeito Rodrigo Damasceno e o vice-prefeito Chagas Batista, em parceria com o governo do estado e federal conseguiram via PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores- duzentas vagas para a formação de professores pedagogos. 

Poderão escrever-se no curso os docentes que estão cadastrados no censo escolar 2013 / MEC (Ministério da Educação) na qual lecionaram no ensino infantil e do (1º ao 5º) ano do ensino fundamental em 2013. 

O Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – PARFOR – É destinado a docentes em exercício na educação básica, coordenado pelo Ministério da Educação/MEC e por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento e Nível de Pessoal/CAPES em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, Municípios e Distrito Federal e realizado por Instituições Públicas de Educação estabelece que as vagas sejam destinadas, exclusivamente, a candidatos com pré-inscrição na Plataforma Paulo Freire do Ministério da Educação (http://freire.mec.gov.br) e validadas pela Secretaria de Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação. Os professores interessados em participar do PARFOR devem estar em efetivo exercício na rede pública de educação básica.

Por Leandro Matthaus/ Assecom Tarauacá

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO E O VICE CHAGAS BATISTA PARTICIPARAM DO ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DA EJA, NA ESCOLA JOSÉ AUGUSTO DE ARAÚJO


Foi realizada na segunda-feira, 16, à noite, na escola municipal José Augusto de Araújo, o encerramento do modulo I da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 2013 da referida escola e também o modulo II.


Esteve presente na solenidade o prefeito, Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito, Chagas Batista, o secretário de educação, Edmundo Maciel, o diretor da escola, Lauro Benigno, o coordenador da EJA, Gilenilson Albuquerque “Schell” e equipe, além dos professores, alunos e familiares.


Após a certificação dos educandos, foi realizado um bingão com varias prendas.


O professor Lauro Benigno, diretor da escola José Augusto, cumprimentou a mesa e parabenizou todos os alunos por ter concluído esse primeiro ciclo educacional. “Lembre-se aqui foi dado o pontapé inicial e que todos possam seguir nessa batalha, que é a busca pelo saber”


O secretário municipal de educação, Edmundo Maciel, parabenizou a equipe gestora e fez uma saudação especial aos alunos. “O aluno da EJA é diferenciado, além de estarem correndo atrás de um prejuízo, vocês reconheceram que é preciso estudar. Vocês são especiais por que além cuidar dos filhos, dos afazeres domésticos e depois de tudo ainda vem para a escola. Saibam que o estudo é o caminho mais curto para realizarmos nossos sonhos. A administração do Rodrigo e do Batista está fazendo de tudo para oferecer uma educação de qualidade, dando oportunidade para àqueles que não puderam estar em uma sala de aula quando jovem. Faremos de tudo para mantermos as salas da EJA”, concluiu o secretário. 


O vice-prefeito, Chagas Batista, saudou os aprendiz da EJA por mais uma etapa concluída. Destacando que por auxiliar seus pais na retirada do látex (leite da seringueira) quando adolescente não teve tanta oportunidade de estudar, sendo que na época não existia este programa educacional-existia apenas aulas no período da manhã- horário que ele auxiliava o pai. “Hoje o governo oferece mecanismo para que todos possam estudar e aprender. E vocês estão aproveitando essa oportunidade. Espero que vocês possam seguir acreditando que, através dos estudos podemos conquistar grandes vitórias”, finaliza. 


O prefeito, Rodrigo Damasceno, após cumprimentar o dispositivo de honra da mesa e parabenizar os estudantes e a coordenação do programa, fez um balanço do ano letivo e garantiu que o ano vindouro será bem mais promissor “ Nunca é tarde para estudar e aprender. Muitos dos que estão aqui não sabia assinar o nome quando iniciaram o estudo na EJA, hoje a realidade é outra. Continue estudando, pois o conhecimento é o único tesouro que ninguém lhe tira. Desejo a todos um ótimo natal e feliz 2014”. Damasceno afirma ainda que, “2014 será um ano de grandes conquistas para a população tarauacaneses”.

Veja mais foto: Assecom Tarauacá

SEME TEM PROJETO APROVADO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA, NO SERINGAL CAPELA


A Secretaria Municipal de Educação (SEME) teve o projeto aprovado para a construção de uma nova escola, no Seringal Capela- Rio Muru. A escola será de alvenaria contendo seis salas de aulas, um laboratório de informática e uma biblioteca.

O projeto foi elaborado no inicio deste ano pelo coordenador do PAR (plano de ações articuladas), professor Carlos Gomes, junto ao FNDE (fundo nacional desenvolvimento da educação básica). O valor do convenio é R$ 1.021, 935,21 firmado entre o FNDE/ PAR.

Segundo Carlos Gomes o projeto será encaminhado para a CPL (Comissão Permanente de Licitações) realizar o processo licitatório. 

Por Leandro Matthaus/ Assecom Tarauacá

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO DA EJA, NA ESCOLA RILZA DANIEL


Foi realizada na segunda-feira, 09, à noite, na escola municipal Rilza Maria Daniel, o encerramento do primeiro modulo da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 2013 da referida escola.

Esteve presente na solenidade o prefeito, Rodrigo Damasceno, o secretário de educação, Edmundo Maciel, a diretora da escola, Elmira Daniel, os vereadores, Manoel Monteiro (presidente da Câmara) e Nasso Kaxinawá, o coordenador da EJA, Gilenilson Albuquerque “Schell” e equipe, além dos professores, alunos e familiares.

Na cerimônia foram entregue vários prêmios aos alunos que ao longo do ano letivo tiveram as melhores notas e assiduidade. “Está é uma forma de estimular o educando a participar mais das aulas e ser assíduo”, enfatiza Gilenilson Albuquerque. 

O evento teve inicio com um momento ecumênico (rezado um Pai Nosso) para agradecer a Deus pela conclusão do ano letivo com êxito, a pedido do presidente da Câmara de vereador, Manoel Monteiro.


O secretário de educação, Edmundo Maciel, disse ser um momento de extrema felicidade ver a alegria no semblante de cada aluno que não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. Sinto-me gratificado em poder contribuir e compartilhar dessa etapa tão importante da vida desses cidadãos que é aprender a ler. Maciel parabenizou toda equipe do programa em nome da professora Arivete Neri, na qual, ele a descreveu como mãe da equipe EJA - pela dedicação ao programa. 


O prefeito Rodrigo Damasceno, em seu pronunciamento garantiu que em 2014, será instalado ar-condicionado na escola Rilza Daniel proporcionando um conforto maior aos alunos e a equipe escolar. “ Este ano formamos mais de 700 alunos pela EJA, enquanto em 2012 foram 430. Mais o nosso desafio é maior ainda para o próximo ano. Estou muito feliz, pois estas pessoas que estão aqui neste ato não fazem mais parte do índice de quarenta e seis por cento de analfabetismo do nosso município”. O prefeito concluiu dizendo que, “será assinado ainda este ano o termo de autorização para inicio da quadra de grama sintética no antigo mercadinho dos colonos “Praia”, a desapropriação do terreno do antigo posto de gasolina para construção da praça da juventude e, em 2014 será licitada a quadra coberta da escola Rilza”.

FATO INÉDITO: PREFEITO E VICE-PREFEITO PARTICIPAM DA COLAÇÃO DE GRAU DO PRÉ- ESCOLAR DA ESCOLA RILZA MARIA DANIEL


Na manhã e tarde do último sábado, 14, aconteceu a solenidade de Formatura dos alunos da Pré- Escolar da Escola Rilza Maria Daniel, emocionando toda a comunidade que participou do evento. 


Como um fato jamais presenciado na Escola, o prefeito Rodrigo Damasceno fez questão de participar nos dois períodos da colação de grau dos alunos, acompanhado do vice-prefeito, Chagas Batista, do secretário de Educação Edmundo Maciel, do vereador Lulu Neri, além da participação de todo corpo docente da instituição, bem como os pais e os alunos que esperavam ansiosos pelo evento.


Os pequenos formandos realizaram diversas apresentações musicais sob o tema “Era uma vez”, de autoria de Sandy e Júnior, além de homenagens aos pais e familiares, juramento, e receberam das mãos das autoridades presentes, o certificado de conclusão da pré-escola. Além da confraternização o evento marca o início de novos desafios e traz nos olhos de cada criança a esperança na construção de futuro cada vez melhor. 


No período da manhã, a cerimônia de formatura reuniu duas turmas, totalizando 70 alunos. A entrega do primeiro diploma às crianças foi um momento de muita emoção para os pequenos e também para os seus familiares.


O prefeito Rodrigo Damasceno, afirmou estar extremamente contente ao ver as apresentações principalmente de uma aluna super emocionada que perdeu a irmã recentemente e hoje está saudável e dando alegria àqueles que lhe querem bem, disse também que ficou emocionada aos vê-los cantando com tanta vibração os hino Nacional Brasileiro. "Isso é muito lindo afinal são alunos com idades entre 5 e 6 anos que demonstram civismo, amor e carinho por esta terra abençoada, um fato muito importante, é ver crianças dessa idade lendo fluentemente e agora vão ingressar no ensino fundamental já com leitura, isso é sinal de qualidade de que o corpo docente fez um bom trabalho. Com isso, quero parabenizar toda a equipe gestora da Escola Rilza Maria Daniel, que apesar de todos os desafios enfrentados, estamos nos comprometendo com a melhoria da população, em especial, as crianças do bairro da “Praia” que futuramente cada um terá um diploma de uma profissão”.


Para o vice-prefeito, Chagas Batista o ato cerimonial é sinônimo de um brilhante trabalho de todo corpo docente da Escola Rilza Maria Daniel, a frente da diretora, Elmira Daniel que está contribuindo para o crescimento do município de Tarauacá. “Estou muito feliz em poder participar de um evento como este, que representa paz, inocência e sabedoria, lembrando que as crianças vão ter um futuro promissor muito feliz, no futuro eles irão dar orgulho ao pai e a mãe de cada um ”, finalizou Batista, destacando super emocionado, não ter uma foto quando criança para recordação dos dias de hoje.


Como vereador, quero aqui prestar meu apoio ao prefeito pelo o anúncio de melhoramento da estrutura da Escola Rilza Maria Daniel, com o intuito de alavancar a cada dia o conhecimento dos alunos e que Deus abençoe a todos, juntamente com seus familiares”, concluiu o vereador, Lulu Neri.


O secretário Edmundo Maciel, durante o seu pronunciamento, falou das conquistas da Educação na Rede Municipal de Ensino, atribuindo o fato ao prefeito municipal e ao vice que investem fortemente nesta área. Segundo ele a educação no município vive um ótimo momento e fez uma referencia a possível revitalização da escola com um espaço de mais conforto para as crianças. O Secretário finalizou o seu discurso parabenizando os formandos e desejando Feliz Natal e Próspero Ano Novo.


Ao fazer uso da palavra, a diretora da Escola, Elmira Daniel, falou aos alunos sobre a importância do brincar e estudar. “Essa é uma etapa que se finda neste momento para iniciar outra. Ser estudante é ter motivação de sobra é querer um mundo melhor nas mãos e ter sede de vencer obstáculos”, disse, de modo a incentivar os alunos.


" É uma emoção muito grande ver um filho formar-se tão pequenino, mais será uma das muitas que virão pela a frente. Quero agradecer a equipe gestora da Escola e parabenizar todos os formandos e familiares", ressaltou Simonia, mãe do Formando, Eduardo.


No final da solenidade houve um coquetel de confraternização oferecido pela a direção da escola para todos os participantes.





Tamires Soares/ Fotos: Jardy Lopes - Assecom Tarauacá

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

DISCURSO DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO EDMUNDO MACIEL NA PRIMEIRA ETAPA DO ORÇMANETO PARTICIPATIVO

 


O secretário de educação, Edmundo Maciel, destacou em sua fala as dificuldades que a secretaria de educação enfrenta e dos avanços obtidos em 2013. O pronuncimanto ocorreu durante a primeira etapa do orçamento participativo municipal para 2014 e o PPA- Plano Plurianual que ocorreu na Câmara, no dia 26 de novembro.

“Iniciamos um ano atípico, passando pelo o comando de três secretários. Com a implantação do FUNDEB criou-se um mito que isso seria a salvação das administrações, a educação era sempre referencia, no entanto, a folha não fechava, fizemos um estudo em conjunto com o Sinteac e diretores e, concluímos que o recurso repassado pelo o FUNDEB era inferior ao gasto com o quadro de funcionário que a secretaria tinha, tivemos que tomar algumas medidas doloridas, mas foi preciso. Tivemos um acréscimo de 500 alunos há mais que o ano passado, realizamos o processo seletivo para professores, a zona rural funcionava 94 escolas em 2012- ampliamos para 103 este ano, um acréscimo de mais de 300 por cento no numero de alunos, realizamos uma oficina de capacitação para- merendeiras,transportadores, professores-, aumentamos o repasse da merenda escolar, aderimos aos cursos de formação para professores, inclusive estamos fazendo a matricula de 200 professores que leciona na zona rural no curso pedagogia em parceria com a UFAC, reformamos escolas, estruturamos a secretaria de educação, temos duzentas crianças matriculadas na Creche e 180 delas estão cadastradas no Brasil carinhoso para que a creche tenha recurso próprio para funcionar”. 

Por Leandro Matthaus/ Assecom Tarauacá

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EDMUNDO MACIEL SE REÚNE COM A REPRESENTANTE DA UNCME


O secretário municipal de educação, Edmundo Maciel e o presidente do conselho municipal de educação de Tarauacá e coordenador do PAR (plano de ações articuladas), Carlos Gomes, se reuniram na quinta-feira, 21, com a representante dA UNCME ( União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), Zélia Maria, e Vomia Maria de Araújo- presidenta do conselho municipal de educação de Rio Branco. A reunião teve como pauta o auxilio da secretaria de educação- SEME- para reestruturação do conselho municipal de educação.


O secretário Edmundo Maciel se comprometeu em conseguir um prédio para o funcionamento dos conselhos: de educação, do FUNDEB e da merenda escolar, além de ceder funcionários.

A UNCME também promoveu dois dias de encontros com os conselheiros municipais de Tarauacá e Feijó, no auditório da CEDUP. 

O conselho municipal é de suma importância para o funcionamento da educação municipal. O conselho estando inativo a Secretaria fica impossibilitada de receber alguns recursos. 

Compete ao conselho municipal de educação:

1. Participar da elaboração das políticas públicas para a educação do Município;

2. Avaliar e manifestar-se sobre o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual relativos à educação; 

3. Fiscalizar a aplicação de recursos públicos e aqueles oriundos dos convênios, doações e outros, destinados aos setores públicos e privados da educação, incluindo verbas de fundos federais, estaduais e municipais;

4.Emitir parecer, quando solicitado, sobre: 

Propostas de convênios educacionais, suas renovações entre o Município e entidades públicas ou privadas; 

o interesse e a necessidade de eventual assistência do Município às instituições particulares, filantrópicas, comunitárias e confessionais, no que se refere à educação.

5. Normatizar as seguintes matérias: 

Autorização de funcionamento, credenciamento e inspeção de estabelecimentos que integrem o SME;

Parte diversificada do currículo escolar;

Recursos em face de critérios avaliatórios escolares;

Autonomia e gestão democrática das escolas públicas municipais;

Classificação e progressão do estudante nas etapas da educação básica; 

Integração, no SME, das instituições de educação infantil criadas e mantidas pelo poder público e pela iniciativa privada;

Outras matérias mediante solicitação da Secretaria Municipal de Educação – SMED.

6. Assegurar a publicidade de informações sobre o SME, tais como o número de profissionais e de alunos, bem como as receitas, as despesas do setor e o custo/aluno por níveis de ensino;

7. Responder a consultas e emitir pareceres em matéria de ensino e educação no âmbito do SME;

8. Estabelecer critérios que orientem a elaboração da proposta pedagógica das instituições que compõem o SME;

9. Autorizar mudanças na organização e no currículo da educação regulada por este Conselho, observada a legislação federal;

10. Funcionar como instância recursal no âmbito de suas atribuições;

11. Contribuir para o diagnóstico da evasão, repetência e problemas na oferta e na qualidade do ensino nas escolas, apontando alternativas de solução;

12. Propor ações educacionais compatíveis com programas de outras secretarias, como: Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Esportes e Meio Ambiente, bem como manter intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa;

13. Divulgar, através de publicações, as suas atividades nos veículos de comunicação do Município;

14. Autorizar e acompanhar experiências pedagógicas, assegurando a validade dos estudos realizados;

15. Acompanhar a política de convênios educacionais entre Município e entidades públicas e privadas;

16. Acompanhar e fiscalizar a implementação das diretrizes aprovadas na Conferência Municipal de Educação;

17. Elaborar e aprovar seu regimento interno;

18. Elaborar e aprovar o regimento, a organização, a convocação e normas de funcionamento das conferências municipais de educação, bem como as das plenárias municipais de educação;

19. Encaminhar à SMED a proposta orçamentária anual do CME;

20. Colaborar com o dirigente do órgão municipal de educação no diagnóstico e na solução de problemas relativos à educação, no âmbito do Município;

21. Zelar pela universalização da educação básica e pela gradual implantação da jornada escolar de 8 (oito) horas e do horário integral;

22. Zelar pelo cumprimento da legislação escolar aplicável à educação e ao ensino;

23. Pronunciar-se sobre as ações ou formas de cooperação entre União, Estado e Município;

24. Zelar pela valorização dos profissionais da educação;

25. Criar estratégias que favoreçam a ampla participação da comunidade, incentivando, dentre outras coisas, a criação de associações de pais, professores, alunos e funcionários nas questões de políticas educacionais do SME;

26. Participar da elaboração do Plano Municipal de Educação, bem como acompanhar e fiscalizar sua execução;

27. Propor normas complementares para  o SME.

Por Leandro Matthaus/ foto: Jardy Lopes- Assecom Tarauacá

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ESCOLA 15 DE JUNHO II REALIZA CULMINÂNCIA DO ENCERRAMENTO DA 1° ETAPA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


À tarde desta sexta-feira, 15, marcou o encerramento dos primeiros meses de atividade previstas no Programa Mais Educação, na Escola Municipal 15 de Junho. O evento aconteceu na Escola Municipal 15 de Junho.


O encontro contou com a presença do Prefeito, Rodrigo Damasceno, do Secretário Municipal de Educação, Edmundo Maciel, do gestor da Escola 15 de Junho, José Leite, da formadora de Língua Portuguesa, Ducileide, da coordenadora do Mais Educação na SEME, Catiane Veras, da coordenadora do programa “É tempo de aprender”, Clícia Torres, da coordenadora do programa na Escola 15 de Junho, Rosilene Ramos, além de professores, pais e alunos participantes do programa. Tarauacá, o “Mais Educação” já está contemplado em todas as escolas da Rede Municipal e em uma dessas, a Escola 15 de Junho é pioneira a desenvolver a primeira etapa.


O Programa Mais Educação nasceu da necessidade de melhorar os índices de aprendizagem das escolas atendidas pelo PDE e PDDEatravés da complementação/reforço de componentes curriculares proposto pela escola no contra turno da vida escolar dos alunos.

O Programa Mais Educação oferece a escola parceira e ao aluno atendido pelo programa o acompanhamento didático pedagógico através de instrutores, devidamente selecionados, material didático e alimentação escolar.


O prefeito, Rodrigo Damasceno, agradeceu o carinho e a receptividade de todos naquele evento. Segundo ele, havia um sentimento de gratidão por parte de todos, pelo sucesso que foi este primeiro momento do programa. “E nosso compromisso será sempre este, de buscar todas as ferramentas para auxiliar na melhor formação de nossos jovens”, afirmou.


Na oportunidade, o gestor da escola, José Leite, agradeceu a presença do prefeito Rodrigo Damasceno, do Secretário de Educação, Edmundo Maciel e, logo após, fez a apresentação das atividades desenvolvidas, tais como: apresentação do macro campo de danças, handebol e horta escolar. Todas elas encenadas pelas crianças, com o acompanhamento do monitor “Kiko”.


De acordo com o secretário de Educação, Edmundo Maciel, “O nosso objetivo foi apresentar o nosso trabalho à comunidade, que precisava ter consciência do que vem acontecendo nesses dez meses. A princípio era uma exposição que seria realizada na própria escola, então pensamos, por que não levar estas atividades à rua, então surgiu à ideia de levar esta amostra à sociedade Tarauacaense”, explicou.


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quinta-feira, 7 de novembro de 2013

4ª FORMAÇÃO DO “PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO” COM OS COORDENADORES DO MUNICIPIO DA REDE MUNICIPAL



A Secretaria Municipal de Educação (SEME), através da coordenação do Programa Mais Educação realizou no dia, 24 de Outubro de 2013, a quarta formação com os coordenadores do programa da rede municipal.

As professoras Catiana Veras- coordenadora do programa- e Socorro Bandeira foram às formadoras. A quarta formação teve como objetivo:

Discutir as atividades desenvolvidas no Programa Mais Educação;

Agradecimento da contribuição de cada um no projeto, na melhoria da qualidade da educação através da produção artística, visando o resgate cultural, a isenção social, inclusão e a socialização;

Orientar sobre o uso dos recursos do Mais Educação e a operacionalização do Programa; 

Tratar sobre o encerramento do Programa Mais Educação.

Operacionalização do Mais Educação: passos da Educação Tempo Integral/Mais Educação foi o conteúdo estudado na formação.

Ainda durante a formação foi realizada uma dinâmica- tirar o chapéu- tendo como objetivo que cada participante percebesse o valor e a qualidade de cada um dentro do trabalho que tinham desenvolvido durante este ano no Programa Mais Educação.

.Na Continuação foi discutido sobre algumas mudanças ocorridas na nova resolução para o inicio das novas atividades do ano de 2013.

Finalizando com um slide, despertar em tempo integral. Enfatizando que cada um deverão ter a consciência do primeiro passo para inicio do tempo integral em cada escola através do Mais Educação, conforme as mudanças todos devem buscar estratégias para as aulas do trabalho escola/comunidade.





Por Leandro Matthaus/ Assecom Tarauacá 




terça-feira, 5 de novembro de 2013

III Formação realizada pela coordenação de Ensino Infantil: Eixo Movimento - Brincar



A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Educação Infantil, realizou a Formação do Eixo Movimento – Brincar na sala de reunião da SEME no dia 31/10/2013, tendo como público alvo os professores da zona urbana e rurais e coordenadores pedagógicos de Educação Infantil.

A formação teve como objetivo socializar as possibilidades de trabalhar na educação infantil, pois é através do brincar que o aluno desenvolve a imaginação, a linguagem e apropriação de conhecimentos e sentimentos, tendo como foco principal a importância do resgate das brincadeiras infantis. A escola tem papel fundamental no sentido de mediar os conhecimentos que as crianças já têm, introduzindo o lúdico, possibilitando a criança apropriar-se de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, cognição, valores e sociabilidade. Havendo a necessidade de se estimular a criança a pensar para brincar utilizando o que há ao seu redor. A brincadeira é um meio facilitador da aprendizagem, interação, inclusão e respeito à diversidade, os elementos fundamentais da brincadeira são: a situação imaginária, a imitação e as regras.






Por Leandro Matthaus/ Assecom Tarauacá

Edital PROPEG nº 015/2013 - Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação.



Seleção para o curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação da UFAC. 
 
Pessoas graduadas em qualquer área do conhecimento podem se inscrever. As inscrições começaram (04/11) e são ofertadas
  • 50 vagas para Brasileia, 
  • 100 vagas para Cruzeiro do Sul, 
  • 50 vagas para Feijó, 
  • 100 vagas para Rio Branco, 
  • 50 vagas para Sena Madureira.
Como as aulas irão ocorrer durante 1 final de semana por mês, é possível que interessados de municípios próximos a estes também participem. conferir edital abaixo: